PRÊMIO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO DO ANO

Um profissional tão importante nas empresas merece um reconhecimento à altura.

Uma iniciativa da Minder e da SEC Talentos Humanos para apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores por Profissionais de Secretariado.

Participe, contando seu projeto de destaque e, BOA SORTE!

Todos os projetos serão avaliados pela Comissão de Avaliação e os 5 melhores pelo público.

Os vencedores serão conhecidos durante a CONASEC, em outubro de 2022.

Ana Paula Iliadis Simões

Global Administration Manager da IBM

Cathia Lima Petroni

Docente e Coordenadora na Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Roseli Soares

Secretária Executiva do Presidente da IHS Towers

Jefferson Sampaio de Moura

Professor no IFB e Secretário Executivo

Stefi Maerker

Diretora da SEC Talentos Humanos

SecexMG
Por: Julia Maria Pazzini da Silva

CONHECER

C.H.A. do Secretariado
Por: Kátia Cristina de Souza

CONHECER

Governança no Pool de Assessoras
Por: Cibele Nascimento

CONHECER

RÊ Secretariar
Por: Renata Cristina Fontes do Carmo

CONHECER

Secretaria de Governança
Por: Daniele Costa e Silva

CONHECER



Projeto 1

SecexMG

Por: Julia Maria Pazzini da Silva

A partir do ano de 2018, surgiu uma necessidade interna de saber por onde andavam os profissionais de secretariado de MG, meus ex alunos e colegas de trabalho. Assim, fui fomentando a ideia de criar algo nas redes sociais para encontrar essas pessoas.

Depois de muito pensar, rascunhar, rabiscar a ideia do projeto, em 2019, criei e lancei o SECEXMG.

No decorrer desses 3 anos, o SECEXMG se transformou em 2 grupos de Whatsapp, uma página do instagram, uma página do LinkedIn e uma no Telgram. Em cada mídia, abraço e recebo profissionais de secretariado do país e do mundo, que queiram debater, trocar ideias, falar e ouvir sobre a profissão.

Essa tem sido a minha contribuição para o secretariado, atualmente, pois sou eu que faço a manutenção, criação e compartilhamento, gratuito, de conteúdos aplicados para profissionais e acadêmicos da área, em cada mídia em que estamos presentes.

O SecexMG, até então, não tem objetivos financeiros; todo o trabalho gratuito que vem sendo realizado não é uma estratégia de captação de clientes e, sim, a materialização dos valores e propósito em contribuir para o desenvolvimento, crescimento e valorização da comunidade secretarial.

A partir do entendimento da meu propósito: SER PONTE para conectar você ao mundo! o SecexMG vem se destacando no cenário secretarial.

Eu, Júlia Pazizni, como idealizadora do SecexMG, venho participando ativiamente em projetos da comunidade secretarial (revistas, livros, eventos estudantis, eventos internacionais), com o objetivo de dar visibilidade aos profissionais e buscar maior valorização para a categoria.

VOTAR





Projeto 2

C.H.A. do Secretariado

Por: Kátia Cristina de Souza

O C.H.A do Secretariado foi idealizado pela Kátia Souza em maio de 2020, visando reunir profissionais de secretariado em uma plataforma on-line, em plena pandemia, para trocar C.onhecimento, H.abilidade e A.titude.

Sendo a primeira a fazer este tipo de reunião, aberta e gratuita, aos profissionais de secretariado, divulgando apenas em suas redes sociais de forma orgânica para reunir quem realmente gostaria de compartilhar suas experiências e aprimorar suas competências.

Foram realizados 20 encontros ao vivo e on-line, com convidados da área e de outras áreas para agregar nas competências profissionais, abordando diversos temas (conforme anexo). Nestes encontros consegui reunir mais de 400 profissionais do Brasil e outros países.

Os encontros não eram gravados, sempre avisando na abertura que estávamos em um encontro para troca, sem julgamento. O convidado era mediado por mim, dando abertura ao tema do C.H.A durante 20 minutos e depois era aberto para todos participarem e debaterem sobre o tema discorrido.

Este foi o DIFERENCIAL do C.H.A do Secretariado, dar voz a todos os participantes. Não era uma palestra; mas sim, uma troca onde podíamos compartilhar nossas opiniões e dores.

Em 04/03/2021 foi lançada as "Pílulas do C.H.A do Secretariado" no Instagram para abordar mais temas antes do encontro mensal. Atualmente, contamos com mais de 33 pílulas, até dia 31/05/2022. Inicialmente eram gravadas, depois como live e agora gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do Conteúdos BS (temas no anexo).

Além do Grupo do Telegram "C.H.A do Secretariado", criado em 07/06/2021, o qual contamos com mais de 140 profissionais inscritos.

Totalizando 53 C.H.A do Secretariado disponibilizado gratuitamente desde o primeiro encontro, em 2020.

VOTAR





Projeto 3

Governança no Pool de Assessoras

Por: Cibele Nascimento

Atuo como secretaria desde 2008, quando ingressei no curso de Secretariado Executivo Bilíngue na Universidade Paulista – UNIP. No ano de 2015, eu e minhas colegas migramos do atendimento dedicado (exclusivo ao um número finito de líderes) para modelo de atendimento em pool. Foram quatro anos de muito aprendizado lado a lado com minhas colegas e, em outubro de 2019, fui convidada a participar de um projeto-piloto para estabelecer uma governança com relação a estrutura e gerenciamento do time. Até então, não havia um único gestor para reporte direto/centralizado sobre as questões pertinentes à área, e ao desenvolvimento das profissionais.
A iniciativa teve como principais objetivos:
• Mapeamento preliminar do perfil das assessoras e do cliente interno;
• Análise de custo-benefício do quadro dessas profissionais;
• Maior sensibilização e engajamento das equipes;
• Capacitação e treinamentos direcionados;
• Monitoramento, elaboração de melhores soluções;
Compartilho, no anexo complementar, os resultados do meu trabalho como gestora do pool, nesse processo de Change Management entre out/19 e jul/21 - período no qual, fui responsável pela grade de treinamentos, contratações, avaliações e gestão de recursos intelectual e financeiro do time.

VOTAR





Projeto 4

RÊ Secretariar

Por: Renata Cristina Fontes do Carmo

O Rêsecretariar, surgiu no intuito de Ressignificar o secretariado, pois somos e estamos secretários (a) 24 horas do dia, assim surgiu a necessidade de compartilhar o desejo em que os profissionais tenham sua base profissional fortalecida, assim como o MEC preconiza que nós profissionais de Secretariado Executivo estejamos preparados para atuar em múltiplas relações e manter harmonicamente o fluxo de informações através de 13 competências e habilidades.

Ressaltamos que essas competências devem seguir como base para esse profissional em sua vida pessoal e profissional, pois estamos conectados e interligados 24 horas em nossa profissão, assim como médicos, bombeiros e outras profissões onde as competências básicas requeridas se fortalecem no ambiente pessoal e profissional. Essa expertise em mesclar nossas habilidades e construirmos uma base sólida nos diferenciará, no campo das hipóteses, algumas teorias podem ser testadas e melhoradas na nossa vida pessoal, por exemplo: organização financeira, gestão de projetos, planners familiares, lifestylemanagement em nossa gestão pessoal assim agregaremos valor às empresas quando da nossa atuação corporativa. Quem não adora ser reconhecida (o) pelos seus colegas, amigos e parentes como profissional de excelência?

Empoderar os profissionais para que busquem seus resultados com excelência, através do protagonismo pessoal e profissional, elevando assim sua autoestima e valorização da nossa profissão. Nos quesitos: Apaixonada pela profissão que me escolheu! Assessoria Executiva C-level dedicada, POOL de Assistentes Executivo e explorar as ramificações de atuação dos (a) secretários (a) , com o ELA/ELE SABE (bate papo com especialistas da área).

Devido pandemia sentia a necessidade de me conectar com os profissionais e essa inquietude, nos trouxe ao resecretariar. BASE: Primeiramente para secretariar o outro, precisamos ter nossa vida organizada, não é possível, ter excelência se estamos trabalhando e preocupados com a nossa rotina de casa, contas a vencer que não foram pagas, sem uma higiene do sono adequada.

Site: https://www.instagram.com/resecretariar/
Data de coleta: 19/04/2021 850 seguidores 264 publicações
Data da coleta: 28.03.2022 1642 seguidores 588 publicações

Linhas de atuação:
1) Compartilhamos como profissionais de outros segmentos mudaram suas carreiras para o secretariado, onde nos contam como a profissão secretarial "os escolheu";

2) Temos o Ele/Ela Sabe - Até o momento tivemos mais de 50 lives, as quais apresentam ou representam o posicionamento dos profissionais de secretariado, trocamos dicas e experiências, sejam eles: estagiários, júnior, pleno e sênior, pois todos os profissionais têm algo a contribuir seja por conta da sua experiência pessoal ou profissional.

3) A cada live compartilhamos nossa lição de casa, com o resumo do tema apresentado e perguntando aos ouvintes, o que aquele encontro trouxe de mudança em sua visão/rotina.

4) Compartilhamos eventos da categoria (gratuitos ou não) e boas práticas

Conectividade, empoderamento e empatia vêm na essência do Resecretariar, que por coincidência não é Rê de Renata, mas sim de Ressignificar, Repensar, Recarregar, Rever, Revigorar, Reescrever, Renovar & Reconectar o Secretariado com nós mesmos.

VOTAR





Projeto 5

Secretaria de Governança

Por: Daniele Costa e Silva

Com a necessidade das empresas em promover/ implantar a governança corporativa, devido aos grandes benefícios e contribuindo para um ambiente de maior credibilidade e transparência para investidores, clientes e fornecedores, busquei apoio da Diretoria Executiva para implantar a Secretaria de Governança na Unimed São José Campos, pois trata-se de um setor responsável pelo sustentáculo das ações desenvolvidas, contribuindo assim para que o sistema de governança funcione efetivamente.
Entretanto, outra responsabilidade importante da Secretaria de Governança é o acompanhamento das decisões do Conselho de Administração, garantindo que as ações sejam cumpridas.

Com tudo isso, depois de realizarmos um diagnóstico, implantamos a Secretaria de Governança na Unimed São José dos Campos, pois investir em governança corporativa não é somente buscar fazer o correto e fazer com que aquilo que se espera das grandes corporações, como honestidade, produtos e serviços dentro de normas e regulamentos, ética e segurança no que é oferecido, possam chegar aos clientes e a todas as outras partes interessadas com credibilidade e confiança.

Entretanto, a Secretaria de Governança é responsável pelo sustentáculo das ações desenvolvidas pelos agentes da governança e, com isso, contribui para que o sistema de governança funcione efetivamente.

Outra responsabilidade desta Secretaria é acompanhar que as decisões do Conselho sejam cumpridas pela Diretoria, e sempre apresentar o status de cada ação.

VOTAR